sábado, 2 de julho de 2011

Um pouquinho das ordens...

Plecoptera

Estes insetos aquáticos não vivem em lugares poluídos, sendo encontrados apenas em rios e riachos de águas límpidas, frias e bem oxigenadas. Estão geralmente debaixo de pedras e troncos. Alimentam-se de restos vegetais proveniente da mata ribeirinha ou de outros organismos menores. 


Odonata

As larvas vivem em águas mais lentas, em rios, córregos, lagos, brejos, poças temporárias, e tanques formados pelas folhas de bromélias. Algumas espécies são sensíveis à poluição e a degradação ambiental. São encontradas enterradas na areia ou lama/lodo, aderidas a pedras e restos vegetais ou à vegetação aquática. 
Alimentam-se de outros animais aquáticos.




Ephemeroptera

As larvas destes insetos são sensíveis à poluição, vivendo em rios/riachos de águas correntes, limpas e bem oxigenadas. Alimentam-se de uma variedade de materiais em deposição e raspam material aderido as rochas.




Trichoptera

Vivem em diversos ambientes aquáticos, com preferência por águas correntes, limpas e bem oxigenadas. Constroem casas portáteis para se protegerem. Alimentam-se de algas, restos vegetais, ou de pequenas partículas presentes na coluna d’água ou depositadas no fundo, podendo também alimentarem-se de outros invertebrados menores.


Diptera - Chironomidae [mosquitos]

Diversos ambientes aquáticos frequentemente encontrados em águas poluídas, salobras, com altas concentrações de matéria orgânica. Muitas espécies alimentam-se filtrando partículas em suspensão na coluna d’água ou de matéria orgânica depositada no fundo do rio.


Diptera - Simulidae [borrachudo]

Vivem em diversos ambientes aquáticos de águas correntes. Filtram o material em suspensão, alimentando-se de pequenas partículas de matéria orgânica presentes na coluna.




Coleoptera

Ocorrem em ambientes aquáticos de águas correntes e bem oxigenadas, sendo sensíveis à poluição ambiental. Algumas espécies são predadoras, outras alimentam-se de material aderido ao substrato ou de restos vegetais.


Um comentário: